Enfrentando e vencendo os problemas da vida

Salmo 11.1-7

Introdução:

Não há como vencer os problemas da vida cujo a base está corrompida, (v.3), sem estar firmado em uma nova base, sólida, integra, santa, eterna e gloriosa. Todos os seres humanos que vivem sem Jesus tendem a se deparar com os problemas da vida numa ótica diferente da de um discípulo de Jesus, pois ainda permanecem na base, ou baseados numa base, corrompida que não lhes dá esperança, que é o mundo ou a carne. Por outro lado o discípulo de Jesus Cristo recebe do Espírito Santo, convicção de que todos os seus problemas são transitórios e passageiros, e ainda, mais uma graça de não padecer por causa desses problemas, pois em seu coração ecoa a seguinte Palavra: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” Sl 23.1. Nós temos alegria e paz em Jesus, não somos como os do mundo que vivem segundo a carne e oprimidos, sobrecarregados pela desesperança. Somos crentes, discípulos de Jesus Cristo e nEle temos esperança.

Porém, para procedermos com essa firmeza precisaremos considerar algumas características que são essenciais, para termos esta convicção.

1 – Firmeza na convicção do poder sustentador de Deus – Sl 11.1a “com o Deus Eterno estou seguro”
Davi sabia de sua condição diante de Deus, sabia que nada poderia atingi-lo pois Deus os sustentava através de sua vida de oração e adoração ao Deus Vivo.

1.1 – A declaração da convicção é um ato profético – quando com nossos lábios fazemos declaração da benção de Deus, principalmente no tempo da adversidade, estamos dizendo na verdade: “Deus eu confio em Ti”, independente do que eu esteja passando, isso é vida de adoração, vida que agrada a Deus. Esta é uma realidade Bíblica que deve estar em nossos corações. Veja o que diz Davi no Sl 27.5,6: “Pois, no dia da adversidade, Ele me ocultará no Seu pavilhão; no recôndito do Seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No Seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor.”

Estar convicto do poder sustentador de Deus é a primeira característica de alguém que deseja enfrentar e vencer os problemas da vida. Vejamos agora a segunda característica:

2 – Considerar que o Deus que você crê é mais forte (Crença no poder salvador de Deus): Para Davi, Deus representava ainda mais que segurança representava a fortaleza de sua vida, veja o que o salmista diz no Salmo 27.1: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” No Sl 21.1 o salmista diz assim: “Na Tua força, Senhor, o rei se alegra! E como exulta com a Tua salvação!”

No verso 7 do Salmo 21 Davi recita um versículo que é a chave para uma vida vitoriosa diante dos problemas desta vida: “O rei confia no Senhor e pela misericórdia do Senhor jamais vacilará.” Davi expõe a confiança que habitava em seu coração declarando-a nesta oração de louvor a Deus e ao mesmo tempo faz uma declaração pessoal, que Deus por Sua misericórdia não o deixasse vacilar jamais.

Quem deseja ser vitorioso deve:
1. Crer no poder salvador de Deus
2. Declarar esta confiança através de orações e súplicas


Crer no Senhor é a principal característica de quem deseja ser vitorioso, mas será preciso enfrentar o problema de frente, pois a oposição vai investir pesado contra você. Esta é a terceira característica:

3 – Enfrentar a oposição que deseja te intimidar (Coragem para confiar na Palavra de Deus)
Salmo 11.1b “Não adianta me dizerem fuja como um pássaro para as montanhas.”

Davi era um homem destemido por natureza, corajoso, mas também era um homem de Deus e tinha sabedoria e maturidade, sabia que uma sociedade falida moralmente, é um grande inimigo para qualquer pessoa, sabia que um ser humano corrupto é a degradação dos bons costumes. Porém Davi diz: “O Senhor está no Seu santo templo; nos céus tem o Senhor Seu trono; os Seus olhos estão atentos, as Suas pálpebras sondam os filhos dos homens. O Senhor põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice. Porque o Senhor é justo, Ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.”

Davi entendia que o “descansar na justiça do Senhor” em orações e súplicas é a maior arma que podemos usar nesta batalha.

Salmo 27.2: “Quando os maus, os meus inimigos, me atacam e procuram me matar, são eles que tropeçam e caem.”

Davi conhecia a Palavra de Deus, conhecia o testemunho de seus antepassados, sabia dos poderosos feitos do Senhor, sabia das ordens de Deus a Seu povo para vencerem no dia da adversidade, como por exemplo, em Josué 1.7,8:

“Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

Conclusão:

Só tem poder para enfrentar a oposição quem está nutrido espiritualmente.
“Um saco vazio não tem força para permanecer de pé quando o vento sopra. Seja cheio da Palavra e do poder de Deus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após a avaliação do moderador!